Já falámos sobre os cremes que podes usar durante a gravidez, porque são seguros e eficazes. No entanto, durante este período, também devemos falar sobre os cremes que são proibidos durante a gravidez e que não deves usar. Tem em conta que, se tiveres algum tipo de dúvida, o melhor é consultares o teu médico, porque cada mulher e cada gravidez são diferentes. No entanto, há padrões que se repetem, pelo que também é boa ideia tê-los em conta.
Que cremes não deves usar durante a gravidez?
Como já antecipámos, durante a gravidez, é importante ter em atenção os produtos que aplicas na pele, uma vez que alguns ingredientes presentes em certos cosméticos e cremes podem ser potencialmente prejudiciais para o feto. Embora cada mulher grávida possa ter sensibilidades e reações diferentes, aqui estão alguns ingredientes comuns que devem ser evitados ou não utilizados:
- Retinoides (retinol, tretinoína). Os retinoides são derivados da vitamina A e encontram-se habitualmente em produtos de cuidados da pele antienvelhecimento. O uso excessivo de retinoides pode estar associado a riscos de malformações fetais, pelo que se recomenda que os evites durante a gravidez.
- Ácido salicílico. Este ácido, normalmente utilizado em produtos para a acne, pode estar associado a riscos se for utilizado em grandes quantidades. É aconselhável evitar concentrações elevadas e produtos esfoliantes com ácido salicílico.
- Hidroquinona. Este agente branqueador da pele é utilizado em alguns produtos para tratar a hiperpigmentação. No entanto, a sua segurança durante a gravidez não está bem estabelecida, pelo que se aconselha a evitar a sua utilização.
- Alguns óleos essenciais. Alguns óleos essenciais podem ser fortes ou ter propriedades que podem não ser seguras durante a gravidez. Inclui óleos como a salva, o zimbro, o manjericão e a salsa. Consulta o teu médico ou um profissional de saúde antes de utilizares óleos essenciais durante a gravidez.
- Ftalatos. Estes químicos encontram-se em alguns produtos de higiene pessoal e fragrâncias. Foi sugerido que podem ter efeitos negativos no desenvolvimento fetal, pelo que é aconselhável evitar produtos que os contenham.
- Formaldeído e tolueno. Estes químicos, frequentemente presentes em alguns vernizes para unhas e produtos para o cabelo, podem ser prejudiciais em grandes quantidades. Opta por produtos para as unhas sem formaldeído e utiliza os vernizes numa área bem ventilada.
O que acontece se usar retinol durante a gravidez?
Se estiveres grávida e utilizares retinol, fica a saber que não deve acontecer nada. No entanto, é também aconselhável que saibas que, sendo um derivado da vitamina A, doses elevadas de vitamina Por via oral estão associadas a riscos de malformações fetais. No entanto, a absorção cutânea do retinol é geralmente considerada baixa em comparação com a ingestão oral.
Embora as evidências sobre os riscos específicos associados ao uso tópico de retinol durante a gravidez sejam limitadas e alguns estudos sugiram que é improvável que cause danos ao feto, a recomendação geral continua a ser a cautela. No entanto, sublinhamos que mais vale prevenir do que remediar, por isso, tiveres-se alguma dúvida, consulta o teu médico especialista.
Google News