Coco Chanel dizia que uma mudança de cabelo era o prelúdio de uma mudança de vida. E não há dúvida de que mudar de visual é algo que já te passou pela cabeça mais do que uma vez. Seja com uma coloração temporária ou com madeixas, toda a gente já pensou em mudar de cor. No entanto, tomar essa decisão nem sempre é fácil. E não tanto por falta de vontade (que também conta), mas sim pela escolha da cor. Porque a numeração das colorações pode ser um verdadeiro quebra-cabeças.
Para te facilitar a vida, trazemos-te hoje este artigo em formato de guia prático, com o qual a numeração das colorações vai deixar de ser a tua pior inimiga para se tornar a tua melhor aliada.
O que é a numeração das colorações?
Se já estás farta de tentar encontrar a cor perfeita e nunca acertas, o problema pode estar na escolha errada da numeração. Embora isso não seja tudo, não podemos ignorar as características do nosso cabelo. Por isso, é fundamental conhecer tanto as necessidades do teu cabelo como o resultado que pretendes obter.
Nesse sentido, o primeiro passo é conhecer o teu tom base, porque não é a mesma coisa pintar um cabelo loiro platinado ou um cabelo preto. Como podes imaginar, os tons obtidos em cada caso são muito diferentes. Aliás, como já deves saber, há cores que só se conseguem com uma descoloração prévia.
O que significa cada número numa coloração?
As colorações seguem uma numeração internacional de dez níveis, que vai desde o tom mais escuro (tom 1) ao mais claro (tom 10). Assim, quanto mais alto for o número, mais clara será a cor, e vice-versa.
Se queres encontrar o tom natural do teu cabelo, tens de o localizar nesta escala internacional. Um dado curioso: algumas marcas cosméticas eliminaram o tom 2 por ser muito semelhante ao 1 e ao 3.
Os números das colorações, passo a passo:
Todas as colorações que encontras na Primor têm um número, um código que funciona como o seu "BI", identificando exatamente o tom. Normalmente têm três dígitos: por exemplo, o tom 5.34 corresponde a um castanho claro dourado acobreado.
Primeiro Dígito
Este número representa o tom base e é conhecido como altura do tom. Como explicámos, vai de 1 a 10, sendo 1 o mais escuro e 10 o mais claro.
Segundo Dígito
Após o ponto, encontramos os matizes, que indicam os tons que vão surgir à medida que a coloração evolui. Ou seja, os reflexos que se notam quando a luz incide sobre o cabelo. Este segundo número indica o reflexo principal da coloração. E atenção: os reflexos têm significados específicos (já explicamos a seguir).
Terceiro Dígito
É o reflexo secundário que acompanha o matiz principal e o tom base. Se coincidir com o segundo número (ou seja, se ambos os matizes forem iguais), então o reflexo será mais intenso.
E os matizes na numeração das colorações?
Se os tons base seguem uma escala de 1 a 10 (quanto maior o número, mais claro o tom), com os matizes isso não acontece da mesma forma. Para entenderes bem os números que aparecem depois do ponto (os matizes), precisas de saber o que significa cada um. Neste caso, a escala vai de 0 a 9, e cada número corresponde a um matiz diferente:
Escalas de numeração dos matizes
- Tom 0: Sem reflexos ou com um tom natural
- Tom 1: Reflexos acinzentados. Perfeito para quem quer evitar tons alaranjados, já que adicionam ao cabelo um reflexo azul/cinza, neutralizando os tons quentes.
- Tom 2: Reflexos irisados, nacarados ou perolados. Normalmente criam reflexos em tons lilás (irisado e nacarado) ou azul (perolado).
- Tom 3: Reflexos dourados. Ótimos para recuperar o tom loiro quando o cabelo tende a esverdear, mas devem ser evitados se tens tendência a ficar com o cabelo alaranjado.
- Tom 4: Reflexos acobreados, com tons laranja ou vermelho suave. Evita-os se não queres que o cabelo fique com tons alaranjados.
- Tom 5: Reflexos acaju, com uma nuance entre o vermelho e o roxo. Ficam melhor em peles claras com olhos claros.
- Tom 6: Reflexos vermelhos. É o matiz mais intenso e ousado. Para manter esta cor, é recomendável usar um matizador verde.
- Tom 7: Reflexos quentes em castanho.
- Tom 8: Tons azuis intensos, ideais para neutralizar reflexos alaranjados. Normalmente usados em matizadores.
- Tom 9: Tons violeta ou beringela.
Numeração das colorações: o mais importante
Deves sempre prestar atenção à numeração da coloração, que é composta por três dígitos. O primeiro refere-se ao tom base e vai do 1 (mais escuro) ao 10 (mais claro). Os outros dois indicam os reflexos: o segundo número representa o reflexo principal e o terceiro o reflexo secundário.
Agora que já sabes como decifrar a numeração das colorações, escolher o teu tom ideal vai ser muito mais fácil!
As melhores colorações estão aqui

Coloração Permanente sem Amoníaco


Coloração Permanente Olia


Excellence CREME Universal Nudes Tints

Garnier Coloração Permanente Olia
A coloração permanente Olia da Garnier sem amoníaco transforma a forma como pintas o teu cabelo em casa. Com 60% de óleos florais concentrados no centro da fórmula, a tecnologia OLIA impulsiona a cor até ao coração da fibra capilar, garantindo uma intensidade máxima e duradoura.
Graças à inovadora tecnologia ODS (Oil Delivery System) — um sistema difusor de óleos altamente eficaz — foi possível eliminar totalmente a amoníaco da fórmula*, sem comprometer o desempenho da coloração.

Garnier Good Coloração Permanente sem Amoníaco
A Coloração Good Permanente Sem Amoníaco da Garnier é a escolha perfeita para pintares o teu cabelo de forma eficaz e natural. Com 90% de ingredientes de origem natural na sua fórmula, esta tinta vegana oferece uma experiência de coloração fácil e agradável. Uma coloração inovadora que te permite misturar com o creme diretamente na embalagem e aplicar a mistura com as mãos, como se fosse uma máscara, enquanto desfrutas de um agradável aroma natural. Além disso, não contém amônia e é cruelty-free, ou seja, não foi testada em animais.

L'Oréal París Excellence Creme Universal Nudes Tints
Excellence Universal Nudes tem uma ampla gama de 10 tons universais que favorecem todos os tons de pele. Sua fórmula Triple Care protege o cabelo antes, durante e após a coloração. 100% de cobertura e sem amoníaco.

Syoss Coloração Permanente Oleo Intense
O Oleo Intense da Syoss é uma coloração profissional cujas fórmulas são desenvolvidas e testadas por cabeleireiros. São projetados com uma combinação de óleos concentrados na coloração, o que aumenta a penetração de pigmentos de cor dentro do cabelo enquanto cuida intensamente durante a coloração.

Palette Naturals Color Creme Coloração
Cores de aspeto natural com ingredientes naturais selecionados para cada tom. Palette Naturals Color Creme Coloração proporciona uma cor com aspeto incrivelmente natural e um cabelo profundamente cuidado. A sua fórmula contém ingredientes com propriedades nutritivas e uma combinação harmoniosa de pigmentos que respeitam os tons naturais do cabelo.

Garnier Coloração Permanente Color Sensation
A Coloração Permanente Color Sensation da Garnier é a primeira coloração permanente reutilizável especial para tigela e pincel com pigmentos intensos que refletem a luz. Sua fórmula com pigmentos intensos enriquecidos com pérolas consegue cobrir completamente os cinzas, proporcionando uma cor intensa e duradoura.
