Quando, em artigos anteriores, falámos sobre o poder terapêutico da maquilhagem, referíamo-nos ao impacto positivo que ela exerce no nosso estado de ânimo e autoestima. A dermatologista Andrea Combalia, no seu livro Piel sana in corpore sano, descreve a maquilhagem como uma ferramenta essencial para melhorar a autoimagem e ajudar na autoestima. Ela vai além de uma simples função estética, sendo fundamental escolher produtos que não agravem problemas de pele pré-existentes. Nesse sentido, talvez os produtos mais poderosos sejam os batons vermelhos.
Um pouco de história
Embora o batom vermelho tenha conquistado o público feminino globalmente no século XX, a sua origem remonta à Mesopotâmia, onde as mulheres já utilizavam pigmentos vermelhos, obtidos de rochas, para pintar os lábios. No Egito, também era utilizado, sendo, de facto, a cor preferida de Cleópatra.
Por volta de 1900, o batom vermelho foi democratizado e tornou-se um básico da maquilhagem, bem como um símbolo de luta. Um marco importante foi quando a ativista canadiana Florence Nightingale Graham ofereceu batons vermelhos - até então associados a prostitutas - às sufragistas, para que, maquilhadas, percorressem a Quinta Avenida em Nova Iorque. Durante a Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill incentivou a produção e uso deste produto como forma de elevar a moral da população. A partir de então, o batom vermelho tornou-se um indispensável no nécessaire feminino e um ícone da cultura da maquilhagem.
Coco Chanel afirmava: “Se estás triste, põe mais batom e ataca”. A designer sabia bem que este produto de beleza tinha o poder de nos elevar acima das dificuldades. O vermelho representa força, e talvez por isso, um batom vermelho transmite automaticamente mais confiança.
Os batons protagonizam um fenómeno conhecido como The Lipstick Index, Leonard Lauder, presidente emérito da Estée Lauder, observou que um aumento nas vendas de batons vermelhos era um indicativo de crise económica. Em 2011, utilizou este termo para descrever o aumento das vendas de cosméticos durante a recessão do início dos anos 2000. Durante uma crise nos EUA, as vendas de batons aumentaram em 11%.
Os melhores batons vermelhos estão na Primor
Avène Bálsamo Labial Couvrance
Bálsamo cremoso e reconfortante, de alta tolerância para os lábios mais sensíveis. Com um complexo oleo-nutritivo e proteção SPF 20, nutre, protege e embeleza os lábios. Resistente à água, transferência e suor.
Clarins Batom Joli Rouge Velvet
Fórmula enriquecida com extrato bio de salicórnia, que hidrata os lábios, e óleo bio de alperce, com propriedades nutritivas. Acabamento mate e luminoso que permanece bonito ao longo do dia.
Estée Lauder Pure Color Batom Mate de Longa Duração
O complexo Moisture Lock Complex cuida dos lábios durante a aplicação. Os lábios ficam mais volumosos e suaves, com um aspeto mais esculpido, mesmo após a remoção.
Yves Saint Laurent Batom Rouge Couture
Redescobre o icónico batom vermelho de Yves Saint Laurent, o renovado Rouge pur couture. Batons com cores puras, textura cremosa e leve para um acabamento acetinado de alta costura. Cor, conforto e cuidado numa só passada.
Technic Batom Mate Colour Max
De alta pigmentação e acabamento mate sem ressecar. Proporciona cor intensa e opaca com apenas uma aplicação. Batom mate super pigmentado a um preço acessível.
Catrice Batom Líquido
De longa duração, secagem rápida e acabamento mate suave. Com manteiga de moringa para cuidar dos lábios ao longo do dia. Aplicador suave que define perfeitamente o contorno.
Maybelline New York Batom Líquido Mate SuperStay Matte Ink
Este batom líquido icónico é conhecido pela sua duração de até 16 horas e resistência a beijos. Pigmentos ultra saturados que mantêm a cor impecável durante todo o dia sem ressecar.
Yves Saint Laurent Batom Rouge Pur Couture The Slim
Tecnologia com partículas esféricas de óleo para deslizar suavemente, gel difusor de luz para efeito liso e pigmentos micronizados para um acabamento mate.
Revolution Pack de 2 Batons Líquidos The Devil Flanders
Coleção The Simpsons Treehouse Of Horror, ideal para o Halloween. Inclui batom líquido vermelho-sangue e gloss combinando para lábios impressionantes. Produto vegano e Cruelty Free.
Maybelline New York Color Sensational Made for All Batom
Color Sensational Made for All Batom é um batom mate acetinado em tons universais de roxo, rosa e vermelho, para que possas encontrar a tonalidade perfeita para o teu tom de pele. Criados com pigmentos especialmente selecionados e testados em mais de 50 tons de pele diferentes, apresentam tonalidades que ficam sensacionais em toda a gente, eliminando as dúvidas na escolha do tom de batom.