Uma vez que muitas pessoas tiveram a infeliz experiência de comprar perfumes que acabaram por ser imitações de baixa qualidade em vez dos perfumes originais que esperavam, ensinamos-te quais as diretrizes a ter em conta se quiseres evitar potenciais enganos e saber se um perfume é original. Desta forma, poderás conhecer as características essenciais que uma fragrância genuína deve ter, ajudando-te a distinguir entre uma fragrância verdadeira e uma falsa. perfume é original.
Antes de mais, é importante referir que, para minimizar os riscos, é sempre aconselhável comprar perfumes em lojas oficiais ou autorizadas, como a Primor, onde podes ter plena confiança na autenticidade dos produtos disponíveis.
No entanto, sabemos que identificar se um perfume é original nem sempre é fácil, ao existirem cópias cada vez mais sofisticadas que podem ser difíceis de distinguir das originais, uma vez que os fabricantes de imitações investem um grande esforço para enganar o público. Vejamos o que podemos fazer em caso de dúvida.
Como saber se um perfume é original ou não?
Aroma
O cheiro é um dos indicadores mais importantes para diferenciar um perfume original de um perfume falso. As razões?
- Tempo de duração do aroma. As fragrâncias originais tendem a ter uma maior duração e evolução ao longo do tempo em comparação com as imitações. As notas de superfície de um perfume autêntico podem desvanecer-se para dar lugar às notas de coração e, eventualmente, às notas de base, criando uma experiência olfativa mais rica e duradoura. Se o perfume se desvanece rapidamente sem desenvolver outras notas, é um sinal de que pode ser falso.
- Complexidade do aroma. As fragrâncias autênticas tendem a ser mais complexas em termos de aroma. Têm uma variedade de ‘nuances’ e camadas que interagem para criar uma experiência única. Se o cheiro for demasiado plano e não mostrar mudanças subtis ao longo do tempo, pode ser falso.
- Compara com a fragrância original. Se tiveres acesso à fragrância original ou a uma amostra autêntica, compara-a com o perfume em questão. Isto ajudar-te-á a identificar diferenças visíveis no aroma, mesmo que a imitação seja de alta qualidade.
- Sente a sensação geral. Confia na tua intuição e no teu olfato. Se algo parecer fora do lugar ou estranho no cheiro do perfume, podes ter em mãos uma falsificação.
- Verifica os ingredientes. Algumas imitações podem incluir ingredientes de menor qualidade ou diferentes dos usados na fragrância original. Se tiveres informações sobre os ingredientes do perfume autêntico, podes compará-los com a lista de ingredientes do produto que tens.
Frasco e embalagem
Os perfumes autênticos utilizam geralmente vidro de alta qualidade nos seus frascos. Este vidro é normalmente liso, transparente e sem imperfeições visíveis. Em contrapartida, os perfumes falsificados utilizam frequentemente vidro de qualidade inferior, que pode ser menos transparente e apresentar imperfeições, como bolhas de ar presas no vidro.
Para não te deixares enganar, verifica a junta do frasco. Passa suavemente os dedos ao longo da borda do frasco. Se sentires uma pequena reentrância ou uma costura, isso pode indicar que o frasco é feito de duas peças unidas. Os perfumes autênticos são normalmente frascos de uma só peça e não têm linhas de costura visíveis. São também mais pesados do que os falsificados e contêm frequentemente gravações.
Em termos de embalagem, os perfumes genuínos são normalmente muito atrativos, independentemente da sensualidade do aroma. Por isso, se a apresentação deixar algo a desejar, considera a sua autenticidade.
Rotulagem
- Lista de ingredientes. Como já foi referido, os perfumes autênticos devem apresentar uma lista de ingredientes na embalagem. Esta lista deve incluir os componentes utilizados na formulação da fragrância.
- Número de série e número de lote. Procura um número de série e um número de lote na embalagem. Estes números devem ser únicos e rastreáveis para cada frasco de perfume autêntico.
- Código de barras. O perfume autêntico geralmente inclui um código de barras na embalagem. Este código pode ser digitalizado e rastreado para verificar a sua autenticidade.
- Código de rastreabilidade. Algumas fragrâncias autênticas também têm um código de rastreabilidade para verificar a sua origem e autenticidade.
- Marca e logótipo. Examina cuidadosamente o nome da marca e o logótipo na embalagem. Certifica-te de que estão corretos e bem reproduzidos. As imitações têm frequentemente detalhes incorretos ou mal-executados a este respeito.