Atualmente, ninguém imagina uma vida sem tratamentos estéticos. A ciência da beleza avançou tanto que podemos contar com os melhores ativos antienvelhecimento para um aspeto sempre jovem, hidratado e iluminado. Apesar de existirem ingredientes mundialmente conhecidos como o ácido hialurónico, a niacinamida ou a vitamina C, ainda existem dúvidas sobre os seus usos e contraindicações. Um bom exemplo disso é o uso de cremes com retinoides.
Geralmente, pensa-se que os retinoides e o retinol são o mesmo componente, mas isso não é verdade. Apesar de ambos serem derivados da vitamina A, o retinol é uma substância bastante mais suave em comparação com os retinoides. Ambos são de uso tópico e as suas funções são semelhantes. No entanto, o retinol está muito mais democratizado que os retinoides, que costumam estar ligados a uma recomendação médica.
O que são os retinoides?
Os retinoides tópicos são uma substância derivada da vitamina A, populares pelos seus benefícios no combate a acne, hiperpigmentação e fotoenvelhecimento da pele.
Historicamente, o primeiro retinoide tópico estudado e utilizado foi a tretinoína, e até há pouco tempo era o único. Continua a ser um dos pilares para tratar o fotoenvelhecimento, mas já não é o único. Outros retinoides comuns são a Tretinoína, Isotretinoína, Adapaleno, Bexaroteno e Alitretinoína.
Como funcionam os retinoides tópicos?
Os retinoides atuam regulando a proliferação e diferenciação celular, reduzindo a hiperqueratose e a multiplicação excessiva dos epitélios. Ou seja, apresentam uma função renovadora e anti-inflamatória que melhora o tom e a textura da pele.
Os retinoides são adequados para todos os tipos de pele?
Gostaríamos de dizer que sim, mas na verdade é um ativo bastante agressivo que pode causar irritação cutânea, eritema, descamação, dor e calor local. Portanto, não se recomenda o seu uso em peles mais sensíveis ou delicadas.
Como devo começar a usar os retinoides?
Sempre sujeito a uma recomendação médica, se vais começar a usar retinoides, fá-lo muito devagar, sem pressa. Usa-o sempre à noite e começa por aplicá-lo uma vez por semana. Quando a tua pele se tiver habituado, aumenta a frequência para cada dois dias.
Diferença entre o retinol e os retinoides
O retinol é um ativo comparativamente suave (possui uma menor concentração de ácido retinoico) do que os retinoides. Portanto, o uso de retinoides está mais ligado a uma recomendação médica do que estética.
Cremes com retinol que funcionam como cremes com retinoides
Apesar de o retinol ser um ativo um pouco mais lento que os retinoides, o efeito é o mesmo. Só precisarás de um pouco mais de tempo e paciência.
Sérum Facial Antienvelhecimento
Regenerist Retinol 24h Creme Hidratante de Noite com Retinol
Total Age Correction
Redermic R Corrector
Isdinceutics Retinal Intense
Sesderma Sérum Facial Antienvelhecimento
Previne e corrige os sinais de envelhecimento cutâneo causados principalmente pelo envelhecimento cronológico: linhas de expressão, rugas, perda de elasticidade, luminosidade e tonicidade. Graças ao seu sistema 3-Retinol, tem uma ação antienvelhecimento potente e tolerância, estimulando a proliferação dos queratinócitos, normalizando o processo de esfoliação e melhorando a textura e o tom da pele. Outros ativos como o Ácido Hialurónico melhoram a tolerância do produto sobre a pele.
Olay Regenerist Retinol 24h Creme Hidratante de Noite com Retinol
Mantém a pele hidratada durante 24 horas. A sua fórmula patenteada combina Vitamina B3 com Retinoide. Não contém fragrâncias nem corantes e a sua absorção é muito rápida. Trabalha a redução de linhas de expressão e rugas, aumentando a suavidade, luminosidade e firmeza da pele, deixando-a mais uniforme. Atua até em 10 camadas de profundidade da pele.
Lancaster Total Age Correction
Uma nova geração de creme de noite em óleo que incrementa tanto a ação antienvelhecimento como a luminosidade natural da pele.
La Roche Posay Redermic R Corrector
Reduz clinicamente as rugas acentuadas, manchas prematuras e irregularidade do tom. Associa retinol puro e retinol de Libertação Progressiva, para uma dose ótima de retinol gradual, respeitando o limite de tolerância da pele.
Isdin Isdinceutics Retinal Intense
Sérum bifásico de noite que ajuda a acelerar a renovação cutânea. Formulado com retinaldeído, reduz visivelmente as rugas e linhas de expressão para uma pele mais lisa e uniforme.
Clinique Smart Clinical Repair Serum
Tratamento anti-rugas que repara, renova e preenche as rugas desde o interior. Fórmula com CL1870 Laser Focus Complex ™, retinoides e ácido hialurónico.
Dermalogica Dynamic Skin Retinol Serum
Sérum multiretinoide de ação rápida que reduz visivelmente os 4 sinais de envelhecimento da pele em 2 semanas. Contém um complexo de retinoide de 3,5% + escualano calmante.
La Cabine Sérum Elixir Revitalizante Anti-Idade
Sérum rico que ajuda a manter o colágeno natural e a renovação da pele, diminuindo rapidamente a aparência de linhas finas, rugas, secura e textura desigual.
Numee Low Key Winner Sérum Regenerador Delicado
Sérum com ésteres retinoides livres e encapsulados, assegurando a libertação gradual do ativo na pele, reduzindo a aparência de rugas profundas e linhas de expressão.
Theramid Clinical Vitamina A
Formulado com 5% de Retinoide Granactivo, 0,3% de Retinol e 0,1% de Retinal encapsulado, este tratamento noturno inovador funciona enquanto dorme, alcançando a máxima eficácia antienvelhecimento com resultados visíveis desde a primeira aplicação.
Revuele Bio Retinol + Peptídeos Creme de Dia SPF15
Atividade rejuvenescedora eficaz: estimula a regeneração celular, melhora a circulação sanguínea, a microcirculação e a produção de colágeno.
Martiderm Shots Retinol Renew
Bálsamo com 0,3% de retinol puro e niacinamida, formando um complexo renovador que melhora a aparência de rugas, linhas de expressão, manchas e imperfeições.